Português (Brasil)

Federação Dos Plantadores de Cana do Brasil

 feplana@feplana.com.br   (61) 3321-2739 / 3322-3856
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) participou da reunião com o ministro da Agricultura nesta quarta-feira (29).

Compartilhe este conteúdo:

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO DE ENTIDES DE REPRESENTAÇÃO COM MINISTRO DA AGRICULTURA CARLOS FÁVARO

Nesta terça-feira (29), a FEPLANA e entidades representativas do setor agropecuário estiverem presentes em na reunião com o Ministro da Agricultura e Pecuária – MAPA,  onde foram apresentadas sugestões que cada setor necessita para melhorar sua atividade. Na oportunidade estiveram presentes na sede do Ministério, em Brasília, representantes de mais de 20 entidades do agro. o Ministro ressaltou a importância de todas as entidades estarem presentes sendo a maioria do setor agrícola do País. Continuou falando que as parcerias mantidas de apoio ao Ministério e de troca de informações são necessárias para criar políticas públicas e agrícolas para o setor do Agro. Um exemplo foi o maior Plano de Safra já criado pelo governo para o setor.

Na reunião além dos principais temas de convergência da agropecuária brasileira, foi tratada a questão sobre a rastreabilidade de bovinos, da morosidade de emissão do CAR, questões indígenas, propostas de Legislação para o mercado Regulado de Carbono, pulverização aérea, de novas moléculas de defensivos para o agro.   

Na oportunidade for encaminhado ao Ministro uma demanda que é consenso dos produtores e industriais, sendo a importância de se rever a política de Petrobrás sobre os reajuste dos combustíveis. Tal situação foi colocada pela Bioenergia Brasil (que representa todos os produtores de açúcar e de etanol do país), presidida por Mário Campos  e pela União Nacional do Etanol de Milho – UNEM, presidida pelo Guilherme Nolasco.  Situação que também é uma das demandas de que a FEPLANA tem e enxerga com grande preocupação, já que a diminuição do etanol combustível frente ao hidratado, reflete diretamente nos preços do Etanol, e, consequentemente, nos valores recebidos pela tonelada de cana.   Nesse momento, o Ministro da agricultura,  ligou para o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, marcando uma audiência para tratar do tema.

Para Paulo Leal, problema reside na Política de Petrobrás na alta com base na intervenção politica na estatal, pois os preços do combustível fóssil que geraram uma defasagem nos preços, comparado nos preços da  “gasolina A” de  cerca de 20%, mesmo com os valores reajustados no início de agosto pela Petrobrás, explicou Paulo Leal.

A reunião com o Ministro de Minas e Energia deverá ser agendada para semana que vem, a qual a FEPLANA participará.

Compartilhe este conteúdo: