Português Italian English Spanish

Federação Dos Plantadores de Cana do Brasil

 feplana@feplana.com.br   (61) 3321-2739 / 3322-3856
Menu

FEPLANA




 

Quem somos
A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, conhecida em todo o País como FEPLANA, foi fundada em 12 de agosto de 1941 e congrega hoje trinta e uma associações de produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, distribuídas por treze Estados brasileiros. Essas associações, por sua vez, representam interesses de aproximadamente sessenta mil produtores e fornecedores de cana destinada às indústrias fabricantes de açúcar e álcool.

A FEPLANA é a única entidade de classe do setor sucroalcooleiro contemplada, nominalmente, pela legislação brasileira. Ou seja, é o órgão que representa, exclusiva e oficialmente, as suas associadas a nível  nacional.

Como sociedade civil de responsabilidade limitada e sem fins lucrativos, tem sua sede na cidade de Brasília-DF, e é dirigida pelos associados de suas filiadas. Trata-se, portanto, de um órgão nacional de representação, coordenação e defesa da  categoria econômica.


Finalidade
Tem como finalidades principais:

  • Representar as associações filiadas junto aos poderes públicos, entidades governamentais e privadas, nas questões de interesse geral, e nas questões de interesse local ou específico de uma ou mais filadas;
  • Representar em juízo ou fora dele, na forma do art. 5º, incisos XXI e LXX da Constituição Federal, os plantadores independentes de cana-de-açúcar do País, para a defesa dos direitos e interesses da categoria;
  • Coordenar as ações das associações filiadas;
  • Reivindicar e colaborar com os poderes públicos nos assuntos concernentes à política da produção e comercialização da cana-de-açúcar, do açúcar, do álcool e de quaisquer subprodutos da cana, zelando pela participação integrada e obrigatória dos plantadores de cana independentes na cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro;
  • Manter assessoria jurídica, econômica, técnica e administrativa, se necessário;
  • Colaborar com projetos, emendas e sugestões nas leis e outros atos normativos referentes à agricultura da cana-de-açúcar, às suas filiadas e à categoria dos plantadores e fornecedores de cana; e,
  • Promover congressos, conferências e outros eventos para o estudo, debate e resolução de problemas comuns.

Por ser a FEPLANA uma entidade constituída por instituições particulares, não recebe ajuda financeira do governo, portanto, é custeada exclusivamente pelas contribuições de suas próprias filiadas. Os dirigentes, bem como os integrantes da Federação, regem-se por um estatuto elaborado e aprovado em Assembléia Geral de associadas. O seu órgão de inspeção interna é um Conselho Fiscal, previsto estatutariamente, formado por representantes das associações filiadas e eleitos em Assembléia Geral.

Setenta e cinco anos de luta em prol do setor. Fazendo parte da história do setor da cana-de-açúcar no Brasil. Nesses anos tivemos muitas mudanças na atividade, todas com impacto significante na vida dos produtores. Período em que tivemos vários presidentes que se firmaram como verdadeiros lideres da classe produtiva, na defesa dos ideais da classe produtiva da cana-de-açúcar, sendo:

  • O senhor Aderbal Carneiro de Novaes (Pernambuco).

Dá fundação, dia 12 de agosto de 1941.

  • O senhor Roosevelt Crisóstomo de Oliveira (Rio de Janeiro).

Março de 1952 a março de 1958.

  •  O senhor Domingos José Aldrosvandi. (São Paulo).

Março de 1970 a março de 1970.

  •  O senhor Amaro Gomes da Silva (Rio Janeiro).

Março de 1970 a março de 1994.

  • O senhor Antônio Celso Calvacanti Lima de Andrade (Pernambuco).

Março de 1994 a março de 2010.

  • O senhor Paulo Sergio de Marco Leal (Paraná).

Março de 2010 a marços de 2016.

         O senhor Alexandre Andrade Lima (Pernambuco).


Março de 2016 a março de 2022.

missão

Representar e defender os interesses dos produtores independentes de cana-de-açúcar no legislativo, executivo e judiciário.

visão

Aumentar a renda da atividade realizada pelo produtor independente de cana-de-açúcar. Dando-lhes sustentabilidade e dignidade com a sua produção.

valores

Ética e responsabilidade são preceitos determinantes em nossas tratativas para atender as necessidades dos produtores independentes de cana-de-açúcar.

 


Diretoria
Veja quem são os mebros de nossa diretoria:

PAULO SERGIO DE MARCO LEAL
PRESIDENTE

 

ALEXANDRE ANDRADE LIMA
1º VICE-PRESIDENTE

 

TITO INOJOSA
2° VICE-PRESIDENTE

 

JOSÉ INÁCIO DE MORAIS ANDRADE
1° SECRETÁRIO

 

NÁDIA GOMIERI

2a SECRETÁRIA

 

LUIZ HENRIQUE SCABELLO DE OLIVEIRA
1° TESOUREIRO

 


LUIS CARLOS DALBEN
2° TESOUREIRO